









A Associação Brasileira dos Transplantados, (ABTx) é uma entidade de abrangência nacional, sediada em São Paulo que passou a atuar em 2017.
Inicialmente foi fundada como Associação de Pacientes Transplantados da UNIFESP – Escola Paulista de Medicina em 26 de setembro de 1996, para apoiar principalmente os pacientes transplantados renais do Hospital do Rim.




SOBRE A ABTx
A Associação Brasileira dos Transplantados, (ABTx) é uma entidade de abrangência nacional, sediada em São Paulo que passou a atuar em 2017. Inicialmente foi fundada como Associação de Pacientes Transplantados da UNIFESP – Escola Paulista de Medicina em 26 de setembro de 1996, para apoiar principalmente os pacientes transplantados renais do Hospital do Rim.
O início
Em 2016, um grupo de esportistas que participam dos Jogos Mundiais para Atletas Transplantados (WTG), conscientes da ação benéfica da atividade física na recuperação e qualidade de vida do transplantado e do poder do evento em estimular a doação de órgãos, acreditou que poderiam fazer muito mais pelo transplante de órgãos e tecidos no Brasil, se além de participarem dos Jogos, se organizassem e atuassem de forma associativa.
Nasceu assim a ABTx, Associação Brasileira de Transplantados, uma organização que se expandiu para vários estados do Brasil e também incorporando transplantados de diferentes órgãos. A ABTx tem como objetivo atuar na defesa dos direitos dos transplantados, estimular a doação de órgãos, discutir a estruturação de políticas públicas pró-transplante. Queremos levar informação, promover eventos de educação, conhecer e apoiar outras associações de transplantados que tenham objetivos em comum, e claro divulgar o esporte entre os transplantados, como meio de melhora da qualidade de vida e reintegração social.
MEMBROS
Dinael Wolf – Piracicaba – SP
Edson Arakaki – São Paulo - SP
Haroldo Costa – Brasília – DF
Liège Gautério – Porto Alegre - RS
Maria José Rodrigues – São Paulo - SP
REPRESENTANTES REGIONAIS
Carlos Alberto Rezende – Campo Grande – MS
Gabriela Noronha – Teresina – PI
Luciane de Lima – Sorocaba – SP
Rodrigo Swinka – Curitiba – PR
OBJETIVOS
•Promover e estimular o desenvolvimento de todas as atividades relacionadas com os transplantes e doações de órgãos e tecidos humanos;
•Congregar os pacientes, os profissionais e as entidades envolvidas ou interessadas em transplantes e doações de órgãos e tecidos;
•Contribuir para o estabelecimento de normas e para a criação e aperfeiçoamento de legislação relacionada com o transplante e doações de órgãos e tecidos;
•Estimular a doação de órgãos e tecidos através de ações de conscientização.
• Estimular a pesquisa e colaborar na difusão de conhecimentos sobre transplante de órgãos e tecidos;
•Promover a realização de eventos e outras atividades relacionadas com o transplante e doação de órgãos e tecidos;
•Difundir junto ao público em geral, com os recursos de conscientização disponíveis e respeitada a ética profissional, o significado humanitário, científico e moral da doação de órgãos e tecidos para transplantes;
•Estimular o intercâmbio com entidades congêneres.
•Promover a realização de eventos educacionais, esportivos e culturais, relacionados com os transplantados, doadores e familiares.
O LOGOTIPO


Conheça a história do logotipo da ABTx, criatividade e trabalho doados pelo arquiteto Roberto Kodama Ota da ECHO's Arquitetos Associados.
CIDADANIA | A Associação Brasileira de Transplantados – ABTx - tem por objetivo primordial atuar na defesa dos direitos dos transplantados e estimular a doação de órgãos no Brasil.
A ABTx promoverá ações conjuntas e complementares à ABTO (Associação Brasileira de Transplante de Orgãos) uma tradicional associação médica que atua com o tema junto às autoridades da saúde há tempos.
Do convívio com médicos e pacientes transplantados, veio o convite para criar a logomarca da recém fundada ABTx.
A doação do trabalho foi uma oportunidade para agradecer pelo trabalho que os profissionais da saúde pública prestam aos cidadãos apesar de todas limitações.
O desafio da logomarca é transmitir de forma sintética e marcante as mensagens, ideais, história e aspirações de organizações e associações, muitas vezes, complexas e sofisticadas num desenho simples e de fácil compreensão.
O logo da ABTx procura transmitir a ideia de que o paciente de transplante tem pressa. O “Tx”, jargão médico para paciente transplantado, foi grafado com fonte itálica para mostrar movimento e vida.
As duas letras são figuras humanas estilizadas, o “x” abraça e ampara o “T” simbolizando um gesto de solidariedade, os círculos vermelhos podem ser interpretados como cabeças, olhos, células ou órgãos.
As letras “A” e “B”, grafadas em fonte regular com arestas arredondadas, representam a responsabilidade, estabilidade, equilíbrio e gentileza que esperamos das instituições que representam a sociedade brasileira.
Roberto Kodama Ota |arquiteto